O BRB Mobilidade transformou a experiência do usuário do sistema de transporte coletivo do Distrito Federal. Com foco na inovação e na entrega de um serviço de qualidade para a população do DF, o BRB atuou para trazer mais praticidade e segurança para as pessoas ao diversificar os meios de pagamento, investir em atendimento e em digitalizar os processos
 
Foto: Renato Santos.

Hoje, o sistema de Bilhetagem conta com possiblidade de recarga via Pix e pagamento de passagens com cartões de débito e crédito, direto nas catracas, além do cartão mobilidade e vale transporte.
 
Nos quase 5 anos desde que o BRB assumiu a operacionalização do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), já foram registrados R$ 1,3 bilhão de acessos ao transporte urbano, gerando uma movimentação de R$ 3,6 bilhões.
 
"O BRB cumpre seu papel como agente de desenvolvimento social do DF ao permitir que as pessoas tenham maior liberdade de pagamento ao utilizar o transporte público da cidade. Aceitamos o desafio de colaborar nessa área de atuação e, procurando trazer melhorias para a população daqui, implementamos ações importantes para trazer um atendimento mais ágil, moderno e sem filas para os usuários. Entendemos as necessidades da população e diversificamos os meios de pagamento, tendo, ainda, o compromisso de evoluir cada vez mais", afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
 
Em 2023, reforçando o compromisso com a experiência do usuário, o aplicativo do BRB Mobilidade, que possui mais 423 mil pessoas cadastradas, implementou a possibilidade de recarga do Cartão Mobilidade por meio de PIX, diminuindo para, no máximo, 5 minutos o tempo de espera para disponibilização de saldo no cartão.
 
Os pagamentos via cartão de débito e crédito direto nas catracas já estão disponíveis desde 2022 no Metrô e, agora, está em expansão para os ônibus.
 
Agora, o sistema de transporte público dá mais um passo rumo à transformação do serviço. A partir de 1º de julho, parte da frota de ônibus do DF não aceitará mais dinheiro físico, apenas pagamento por cartão. A iniciativa impacta diretamente a segurança dos usuários e dos trabalhadores do sistema de transporte, já que menos dinheiro em circulação significa mais segurança.
 
Presencialmente, a recarga pode ser feita em dinheiro nos postos do BRB Mobilidade, nas estações do Metrô, nas estações do BRT e lojas do BRB Conveniência, totalizando mais de 120 pontos de recarga.
 
O BRB também disponibilizou um chatbot integrado ao app e à Central de Atendimento, auxiliando as pessoas a esclarecerem dúvidas.