Foto: Sandro Araújo


Durante a pandemia, as taxas de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes em todo o mundo aumentaram; o Personal trainer Teo Barreiras criou um programa específico para atender os pequenos durante esse período

 

A obesidade mórbida infantil é uma doença que preocupa bastante os profissionais da área da saúde e os papais e mamães dos pequenos. Com a restrição social devido à pandemia da Covid-19, as crianças praticamente não saem de casa e acabam acumulando muita energia, fazendo com que a falta de gasto energético na escola e nas brincadeiras ao ar livre, associadas ao maior tempo diante das TVs, videogames e má alimentação, contribuam para o aumento de peso e um estilo de vida sedentário. Pensando nisso, o personal trainer, especializado em emagrecimento, condicionamento físico e qualidade de vida, Teo Barreira, criou um programa de combate a obesidade infantil, com foco especial em atividades durante o isolamento.

 

A ideia do profissional é criar atividades pensadas exclusivamente para a criançada, levando em consideração a rotina, gostos e particularidades de cada um, fazendo com que a garotada se sinta motivada a ter um estilo de vida mais saudável. “É preciso chamar atenção para a qualidade de vida e rotina alimentar balanceada dos pequenos, pois a saúde não se resume só ao corpo em si, ela precisa de três pilares interligados: corpo, mente e espírito. Dessa forma podemos fazer com que cada criança aprenda a gostar de praticar exercícios, sem se sentirem pressionados ou obrigados”, afirma Teo.

 

Exercícios lúdicos, mas que cumpram o objetivo do gasto calórico diário indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são o diferencial do treinador. Atividades com cordas, circuitos, brincadeiras da velha infância como pique-pega e morto vivo são as apostas do treino montado por Teo Barreira, além de incentivar a prática de exercícios em família. “É importante que os pais passem a conversar com o seus filhos sobre a importância de praticar exercícios, além de participar dessas atividades, pois assim, além de fazer com que esses momentos juntos sejam agradáveis, os pequenos se sentem motivados a se exercitar, pois passa a ser um momento de diversão em família”, destaca o personal.

 

 

Perigos da obesidade infantil 

 

O especialista destaca que apesar da obesidade por si só não ser uma doença mortal, ela nunca está sozinha, já que aumenta a chance de desenvolver diversas comorbidades, como diabetes, hipertensão, apneia do sono, problemas cardiovasculares, doença na vesícula biliar, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), osteoartrite (artrose), câncer, entre outros, além de problemas psicológicos, como depressão e ansiedade, que podem surgir por causa de baixa estima e bullying. “É importante lembrar que crianças e adolescentes com obesidade têm maiores chances de apresentar a doença quando se tornarem adultos, perdendo a qualidade de vida”, explica Teo Barreira. 

 

É justamente na infância que a criança precisa de estimulação física e social, pois toda bagagem motora adquirida nessa fase é fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento. A OMS diz que a prática diária de realização de atividades físicas na infância deve ser de ao menos 60 minutos diários, então incentivar as crianças desde cedo a se manterem ativas por meio de atividades físicas, é essencial para um crescimento saudável”, destaca. 

 

Teo Barreira realiza atendimentos presenciais e online, personalizando a experiência conforme a necessidade de cada cliente. Para conhecer mais sobre o trabalho do personal, basta segui-lo no Instagram, @teobarreira.personal, ou solicitar orçamentos e sanar dúvidas através do WhatsApp  (61) 9 9112-8381. 


Sobre Teo Barreira – Com pós-graduação em emagrecimento e condicionamento físico, Teo atua como profissional de educação física há mais de 20 anos. “Meu foco principal é a qualidade de vida, onde trabalho a mente, o corpo e o espírito. A saúde não se resume somente ao corpo em si, ela precisa desses três pilares interligados”. Ele é Diretor Executivo e de Esporte do Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal, ex-coordenador do projeto de referência olímpica do Ministério dos Esportes, além de preparador físico para concursos públicos.


SERVIÇO

Teo Barreira Personal Trainer
Telefone: (61) 9 9112-8381

Instagram: @teobarreira.personal