Área terá ampliação de estrutura para melhor atender o público e atrair turistas de outras regiões



Foi publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a autorização para que duas empresas desenvolvam estudos de modelagem técnica para revitalização e gestão da Prainha Norte. A RNGD Consultoria de Negócios Ltda, e o consórcio 2M Participações, formado pelas empresas B&M Participações Ltda, Ibiza Construtora Ltda e TRB Construtora EIRELI-ME têm até o dia 19 de novembro de 2021 para entregar o projeto.

"Essa é uma parceria que vai trazer melhorias para a população sem que aja cobrança para quem frequentar o local. E, além disso, vai diminuir custos para o Distrito Federal", esclareceu o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade.

A proposta de Parceria Público-Privada (PPP) é que a vencedora da licitação explore a área comercial e, em troca, garanta investimentos e a preservação ambiental do local, que inclui a fauna e a água do lago. No local há quiosques com serviço de bar e restaurante, uma quadra de vôlei, campo de futebol, dois banheiros e pista de corrida e caminhada.

Melhorias
A Praia Norte é localizada no Setor de Mansões do Lago Norte e atende aos moradores do Lago Norte, Itapoã, Varjão e Paranoá, além de receber visitantes diariamente em busca de atividades esportivas. No entanto, a área possui diversas carências de condições de acessibilidade, conforto e segurança.

Um dos problemas enfrentados atualmente no local é a falta de estacionamentos. Os frequentadores usam o acostamento da via para estacionar os carros. Mas, na proposta, há uma área com cerca de 18 mil e 300 m2, localizada do lado oposto à Prainha, destinada para estacionamento público e construção de passarela para que haja segurança na travessia.

Na parte da Prainha, o projeto prevê o cercamento para controle do acesso, mas sem cobrança de ingresso. A medida dará mais segurança aos frequentadores e impedirá um dos grandes problemas que é a invasão do espaço pelos carros com som alto, churrascos e fogueiras à beira do lago.

O projeto vai contar com novas estruturas e revitalização das antigas, tais como:

·         Áreas para prática de atividades esportivas, restaurantes e lanchonetes;

·         Revitalização, melhorias e manutenção do paisagismo;

·         Iluminação, permitindo o uso de toda a área com segurança;

·         Churrasqueiras comunitárias, parquinhos, entre outros espaços para o lazer da população;

·         Construção de píeres para atracamento de embarcações particulares e públicas;

·         Estacionamento para veículos;

·         Passarela de pedestre ligando o estacionamento à Prainha.