Após reconhecimento, Campanha Cartão Verde começa nova etapa em Águas Claras, Asa Norte, Ceilândia e Taguatinga


Foto;Marcelo Oliveira.

A partir desta terça-feira (11), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai entregar 308 certificados para residências e condomínios que acertaram na coleta seletiva. A ação faz parte da campanha Cartão Verde, que busca melhorar a separação dos resíduos e aumentar o índice de reciclagem no Distrito Federal.

O certificado é entregue para os que receberam três cartões verdes ao longo de três semanas | Foto: Divulgação/SLU

A certificação é a última etapa da campanha, realizada durante quatro semanas. Na primeira, as equipes de mobilização passam na região avisando síndicos e moradores sobre o início da operação. Nas três semanas seguintes, os garis da coleta seletiva fazem avaliação e adesivação das lixeiras e contêineres. Quem fez a separação recebe cartão verde. Aqueles que misturam recicláveis e orgânicos, por sua vez, recebem cartão amarelo. Já quem não faz nenhuma separação recebe cartão vermelho. O certificado é entregue às pessoas que receberam três cartões verdes ao longo das três semanas.

"É uma forma de valorizar e reconhecer aqueles moradores e condomínios que estão preocupados em fazer a coleta seletiva e também de alertar aqueles que ainda não estão olhando para isso. Aqueles que receberam três cartões vermelhos poderão ser notificados pelo DF Legal e até receber multa, conforme prevê a legislação. Mas nossa intenção é educar", explica a assessora de mobilização do SLU, Adelaide Cristina.

Vão receber o certificado os moradores que acertaram na coleta seletiva do Guará (23), Asa Norte (206), Águas Claras (62) e Taguatinga (17).

Nova etapa
Além da entrega de certificados, a campanha Cartão Verde também inicia a sua sexta etapa. Os garis vão avaliar a qualidade da coleta em outra amostragem nas regiões de Águas Claras, Asa Norte, Ceilândia e Taguatinga.

As regiões que participam das etapas da campanha Cartão Verde são escolhidas pelo SLU com base em critérios técnicos de qualidade da coleta seletiva. A campanha já passou por Águas Claras, Asa Norte, Ceilândia, Gama, Noroeste, Recanto das Emas, Sudoeste e Taguatinga. Só em 2020, foram aplicados 4.226 cartões, sendo 2.171 verdes, 1.210 amarelos e 845 vermelhos.