Evento destaca trabalho desenvolvido por agentes de desenvolvimento local

O Agente de Desenvolvimento é a figura do poder público que atua como um articulador para promover as economias locais e fortalecer os pequenos negócios. Experiências de sucesso desse modelo foram destaque nesta terça-feira (29), durante a programação do 2º Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento (Enad), promovido no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR), pelo Sebrae em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O Enad antecede a programação do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico, que terá abertura a partir de 20h, no Parque de Itaipu.

Um dos momentos importantes do Enad ficou com a apresentação para o público de casos de sucesso em Estreito (MA), Porto Murtinho (MS), Natividade (RJ) e Areia Branca (RN), dentro do painel De A a D: Agentes que Fazem a Diferença. Cerca de 1,3 mil pessoas estavam na plateia.

Rejane Cunha, de Estreito, destacou as ações do município para pôr em prática a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A agente informou que 99,38% das compras públicas no município maranhense se destinam aos pequenos negócios, por conta da colaboração entre Sebrae, empresários, prefeitura e outros parceiros. “Nossa equipe também dialoga com os bancos para reduzir a burocracia e facilitar o acesso a linhas de créditos para os empresários. Sabemos que conseguir financiamento é uma das grandes dificuldades para os que empreendem”, contou Rejane.

Leandro Levone, de Natividade, apresentou ao público a Casa do Empreendedor. Segundo ele, o espaço reúne as principais instituições de fomento empresarial, como Sebrae, Associação Comercial e Câmara dos Diretores Lojistas (CDL). “Ali são oferecidas assessorias jurídica, contábil, administrativa e financeira gratuitamente. Prova do resultado da medida é que antes da criação desse ambiente havia apenas três microempreendedores individuais em Natividade. Hoje, já são mais de 500”, relatou Leandro.

Além dos brasileiros, o público teve a oportunidade de conhecer experiências estrangeiras de estímulo ao desenvolvimento local. Painel com esse tema teve a participação de Roberto Martinez de Guereñu, diretor geral do Departamento de Desenvolvimento Econômico Vitoria-Gasteiz, no País Basco (Espanha). O órgão conta com aproximadamente 85 milhões de euros para dar suporte ao progresso dos pequenos negócios e de suas localidades.
A entidade mantém um centro de empresas, uma espécie de incubadora onde os empreendedores recebem assessoramento sobre questões como a análise de viabilidade do negócio e do produto criado. “No Centro incentivamos o trabalho em rede, o que contribui para fortalecer os empreendimentos participantes”, assinalou Roberto.

Na manhã de terça, palestras mobilizaram os agentes no Enad 2013. Ex-executivo e jornalista, Luciano Pires empolgou o público com seu relato sobre a sua escalada ao Monte Everest, no Nepal, em 2000. Segundo narrou, o feito serviu para marcar uma mudança pessoa e profissional. O palestrante usou seus esforços para cumprir a façanha como analogia ao ambiente empresarial, como a capacidade de trabalhar em equipe, de ser persistente e de estabelecer metas.
Martha Gabriel, coordenadora e professora de Marketing, ganhadora de 11 prêmios iBest, falou sobre Atuação em Redes para o Desenvolvimento Territorial. Ela ressaltou o cenário de comunicação veloz das redes sociais no presente e os cuidados necessários para estar presente nesses meios. “Há uma sobrecarga de informações. Portanto, é necessário ter algo relevante a dizer para ser ouvido”, afirmou.

O participante da comitiva vinda do Distrito Federal, Paulo Roberto Melo, falou que o encontro é uma forma dos agentes de desenvolvimento local ou regional, trocar experiência, em projetos inovadores para serem aplicados em Brasília.

Rejane Cunha, Agente de Desenvolvimento de Estreito

O gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, André Spínola, e a gestora de implementação da Lei Geral das MPE nos municípios pela instituição, Cecília Miranda, encerraram o encontro com o painel O Ambiente de Negócios nas Micro e Pequenas Empresas: Resultados e Perspectivas.


Spínola comentou que os agentes de desenvolvimento precisam ser pró-ativos e conhecer profundamente a realidade de seus municípios e a legislação, em aspectos como a figura do Microempreendedor Individual. Na visão dele, dessa forma, eles poderão dar uma contribuição eficaz para alavancar a economia municipal e, consequentemente, do país. “Em sua segunda edição, o Enad se revela mais maduro no debate sobre a relação do gestor público com o desenvolvimento local”, disse André Spínola, ao se referir à significativa presença de público e aos temas propostos.