Para melhorar a educação no meu entender temos que investir em algumas áreas primordiais na educação que vou citar abaixo:

Recursos humanos: Temos que investir em três componentes principais, para que o servidor da educação possa fazer o melhor em sala de aula, são elas:
-Aperfeiçoamento: Implantar uma política continuada de apoio e aperfeiçoamento de professores, para que eles sempre busquem conhecer mais para repassar o conhecimento aos seus alunos, fazer convênios com universidades publicas institutos federais, e instituições de ensino, para que os professore posam faze pelo menos um curso simples por ano além de cursos maiores com graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Assim tenho certeza que nossos professores vão poder prestar o melhor serviço para a educação publica de qualidade.
É importante que todos os estados e municípios tenham na estrutura das secretarias de educação um núcleo de aperfeiçoamento de profissionais da educação.
-Saúde: Criar uma política de acompanhamento da saúde dos profissionais da educação, para que uma equipe da secretaria de educação possa acompanhar a situação da saúde dos profissionais da educação e fazer algumas mudanças nas áreas de atuação dos profissionais da educação para que a situação da saúde dos mesmos melhore.
  Implantar plano de saúde, para que os professores e profissionais da educação possam ter boas condições de diagnósticos e tratamento de problemas em saúde.
-Salários: Implantar um plano estratégico de cargos e salários para todos os profissionais da educação, que contemple aumentos anuais para o período de dez anos, em que o servidor tem que cumprir meta. O servidor terá que fazer um curso anual de aperfeiçoamento de no mínimo 120 horas aula. Com essas e outras metas pertinentes estaremos investido no servidor e também na prestação de um serviço de qualidade pelo servidor para o cidadão.

Infraestrutura: Penso que nas escolas públicas, temos que implantar um padrão mínimo de qualidade em infra-estrutura, com biblioteca, auditório, refeitório, quadra de esporte coberta, laboratório de informática e laboratório de ciências.

Tecnologia: A tecnologia é uma ferramenta fundamental para o bom desenvolvimento da educação com sistemas de data-show e computador nas salas de aula, monitoramento eletrônico por CFTV nos corredores, nas salas de aula, nas proximidades das escolas para coibir pichações, brigas e crimes. Também em tecnologia penso que todos os alunos devem receber livros digitais (tabletes), para serem usados como material didático dos alunos. O sistema de internet WIFI tem de estar em todo o espaço da escola.

Equipamentos: Trocas os equipamentos de uso em sala de aula como, carteiras, armário, mesas, por equipamentos mais modernos e eficientes que tragam uma boa ergonomia para alunos e servidores das escolas. Também é importante a modernização de equipamentos para a cozinha, secretaria e toda a escola.

Material: Todas as escolas receberão da secretaria de educação material para uso continuo. O governo também tem que repassar uma determinada quantia anual de dinheiro para a escola, que será denominada DDI- Dinheiro Direto na Escola para a compra de algum material, conserto de equipamentos ou uma pequena reforma.

Kit escolar: Todos os alunos vão receber o seu kit escolar que será composto de: três uniformes, tablet, caderno, canetas e lápis. Para que ele possa receber do estado toda a estrutura para se um bom aluno. O professor também recebera o seu kit com pinceis, pendrive, agenda, caderno, uniforme e a cada quatro anos um notebook.

Educação integral: Toda a rede de educação pública da creche até o ensino médio tem der ser em período integral em que o aluno entra as 07h30min na escola e só sai às 18h30min para voltar para casa.

Alimentação: Toda escola terá cinco refeições sendo Café da manha, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e lanche de saída. Toda escola terá um profissional nutricionista para elaborar os pratos e acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Creches: Universalizar para todas as crianças de 0 a cinco anos a creche em nossa cidade, com o atendimento em período integral.

Ensino Fundamental: Implantar escolas com os padrões de infraestrutura, tecnologia, equipamentos, material, kit escolar, educação integral e alimentação. Com uma proposta pedagógica que traga o conhecimento para o aluno em período integral

Ensino Médio: Ter escolas com os padrões já citados acima, em período integral para que o estudante de ensino médio tenha o ensino regular na parte da manhã e na parte da tarde, ele vá fazer um curso técnico profissionalizante, sem ter que sair da escola.

Em breve vou falar de educação universitária e qualificação profissional.

Eu estou deixando acima minhas idéias.


Vamos dialogar!